A Defesa Civil Estadual inicia nesta terça-feira (24), em Marabá, no sudeste do Pará, um treinamento que deverá preparar os municípios paraenses para o enfrentamento de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas e inundações. A região é afetada todos os anos pela cheia dos rios, deixando centenas de famílias desabrigadas.
População sofre com alagamentos em Marabá. (Foto: Reprodução/Tv Liberal)
Cheia dos rios Itacaiúnas e Tocantins desabriga
todos os anos, centenas de famílias em Marabá.
(Foto: Reprodução/Tv Liberal)
O curso faz parte do Plano de Contingência para Desastres Hidrológicos e começou a ser implantado este mês na região sudeste. Tucuruí foi a primeira cidade a receber a capacitação ministrada por técnicos da Defesa Civil, e a próxima cidade será Bragança, no nordeste do Pará.
Os participantes terão acesso a informações sobre a Política Nacional de Defesa Civil, elaboração de plano de contingência, utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, solicitação de reconhecimento federal e como solicitar recursos.
Segundo a Defesa Civil, cerca 90 municípios assinaram acordos de criação de uma coordenação do órgão, porém menos da metade de fato está em atividade.
0 comentários:
Postar um comentário