Francis Lopes de Souza (PSD), atual prefeito do município de Eldorado do Carajás, no sudeste paraense, foi denunciado na quinta-feira (23), pelo agricultor rural Emilio Vieira, junto à Procuradoria da Justiça Federal, em Marabá, por improbidade administrativa.
Segundo Emilio, o então prefeito estaria usando veículos e máquinas do PAC2 Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, para executar trabalhos particulares, beneficiando empresários e médicos da região. O agricultor garante que junto à denuncia protocolou também fotos e vídeos que comprovam a fraude.
“Toda a denúncia está embasada em fatos reais e para tanto juntei provas com vídeos e fotos para que não reste dúvidas da veracidade do ocorrido”, afirma o denunciante. Esta é a segunda denúncia contra o prefeito somente este mês.
A primeira foi protocolada no último dia 15, por Adilson Aves Pereira, junto ao Ministério Público no Fórum de Curionópolis, que acusa Francis Lopes de ter decretado estado e emergência no município de Eldorado em 25 de maio passado.
Segundo a primeira denúncia, o prefeito estaria usando de manobra para justificar contratações diretas com empresas sem o processo licitatório. “Fica claro que se trata de uma tentativa de esvaziar os cofres públicos, e isto se comprova ainda mais através do portal de transparência que mostra empenhos que somados chegam perto de R$ 1 milhão de reais”, disse Adilson.
“Inclusive com emissão de notas fiscais para empresas de locação de máquinas pesadas, que nunca estiveram executando serviços no município”, finaliza Adilson Aves Pereira, afirmando que considera a atitude do gestor como um desrespeito ao dinheiro público.
EM EXERCÍCIO
Francis Lopes de Souza assumiu a prefeitura de Eldorado dos Carajás no dia 14 de maio deste ano, após afastamento do prefeito eleito em 2012, Divino Alves Campos, o “Divino do Posto” (PSD).
O ex-prefeito e o ex-Secretário Municipal de Educação, Augusto César Monteiro Falcão, foram afastados após denúncias de improbidade administrativa feitas pelo Ministério Público do Pará (MPPA). (DOL com informações de José Salém/Diário dp Pará)
0 comentários:
Postar um comentário