sexta-feira, 10 de abril de 2015

SÃO FÉLIX DO XINGU FAZ 115 ANOS DE HISTÓRIA

Um dos maiores municípios do Pará, São Félix do Xingu completa 115 anos de fundação nesta sexta-feira (10). 

Entretanto, sua história começa bem antes, há cerca de 9.500 anos, quando a área era habitada apenas por povos indígenas, em especial as tribos Araras, Assurinis e Caiapós. Segundo o Museu Paraense Emílio Goeldi, os indígenas dominavam o território até o período da colonização, quando os primeiros conquistadores chegaram na região e entraram em conflito com as tribos. 


Esses conflitos seguiram até 1900, quando um grupo liderado pelo coronel Martins Jorge iniciou a primeira colonização efetiva da região, criando um pequeno acampamento em uma ilhota, batizada de Ilha São Félix, em homenagem à São Félix de Valois, acontecimento que foi reconhecido posteriormente como a data de criação da cidade. 

Desde então, São Félix do Xingu vem se desenvolvendo, principalmente com o extrativismo vegetal, uma herança da colonização, e da pecuária, que ofertou destaque nacional ao município.  

A atividade cresceu tanto que, em 2011, a cidade foi considerada o município com o maior número de cabeças de gado do Brasil. Entretanto, a queima de floresta nativa para a formação de pasto também trouxe o status de município entre os principais desmatadores do país. 

Querendo reverter à situação, diversas organizações começaram a atuar juntas para diminuir o corte de árvores na cidade, que já em 2013 conseguiu entrar na lista do Ministério do Meio Ambiente dos locais com menor desmatamento no ano. 

O caminho ainda é longo, mas São Félix do Xingu é uma cidade que já mostrou sua determinação e que, quando quer, corre atrás e faz acontecer. (Reportagem Diário do Pará)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates