sábado, 21 de fevereiro de 2015

Família de Abaetetuba cria ferramenta para facilitar a colheita do açaí


Uma novidade promete mudar a colheita da fruta mais famosa do Ver-o-Peso: o açaí. A ideia foi de uma família do município de Abaetetuba, no nordeste do Pará, que resolveu criar um apanhador de açaí e um debulhador. A inspiração veio de um personagem das histórias em quadrinhos, com o objetivo de facilitar o dia a dia de quem trabalha com o fruto.
O Pará é o maior produtor nacional do fruto. São mais de 800 toneladas por ano. E Abaetetuba é um dos principais municípios produtores.
Tudo começou na oficina de um sítio. A lâmina e o gancho compõem o conjunto criado por Edilson Cavalcante, um paraense de 37 anos que estudou só até a 5ª série do Ensino Fundamental, mas tem conhecimento de sobra como agricultor e operador de tratores.
O apanhador de açaí foi desenvolvido no fim de 2014 e já está na segunda versão, que acompanha uma vara de seis metros. “É você encaixar o elevador, em seguida a foice, só que tem que colocar na posição e furar. Uma vez montado e parafusado, agora só amarrar a corda no gancho", explica o inventor. "E ainda tem um detalhe, eu coloco um nó na corda, que é um limitador, porque você já pensou se não tivesse esse nó lá, ele desceria e cairia", conta.
Edilson também criou outro acessório para a agricultura com a ajuda do filho mais novo e de uma inspiração nos personagens dos quadrinhos. Edivan Santos, filho de Edilson, conta que ajudou o pai dele a criar o debulhador e se inspirou nas garras do “Wolwerine”. "Eu pensei: bora fazer igual do Wolwerine, mas do jeito que eu pensei, tipo uma luva", disse.
E assim nasceu o debulhador, que junto com o apanhador vieram facilitar a vida de trabalhar com o açaí.
Praticidade
A colheita ainda é feita apenas com uma faca e com a peçonha, um acessório rudimentar parecido com um cinto que ajuda na escalada nos açaizeiros.
O risco de queda é grande, como já aconteceu com o estudante Alexandre Lima, que há 9 anos como peconheiro. "A árvore estava lisa. Bati a bacia e fiquei o dia parado, sem conseguir apanhar mais", revela.
Mas com o apanhador não existe este problema. Do chão, a vara é posicionada próximo ao açaizeiro. A lâmina corta o cacho, depois o gancho sobe e prende o cacho, que desliza até o produtor.
Na prática, a nova ferramenta é considerada mais fácil de ser utilizada e também consegue ser mais eficiente na colheita do açaí. Em média, em 30 segundos já dá para retirar o cacho. Sem se sujar, sem precisar entrar em contato com insetos como formigas e principalmente, sem aquele desgaste físico de ter que subir em vários açaizeiros.
Alexandre testou e já percebeu as vantagens entre as duas técnicas. "De manhã fazia de 30 a 20 árvores assim e descansava porque tem que parar para descansar, cansa muito. Com a vara não, a gente pode fazer até mais, passar o dia inteiro apanhando e não tem todo aquele cansaço", afirma o apanhador de açaí.
Com o debulhador de alumínio, todas as frutas são facilmente retiradas, sem ter o contato com a fruta como ainda é feito tradicionalmente: com o uso das mãos. O conjunto com vara, gancho e lâmina é vendido a R$ 300. Mais de dez já foram encomendados.
A Emater está orientando Edilson a patentear as duas invenções, que podem modernizar a colheita do açaí. "Nós achamos uma invenção muito interessante porque ela alia rapidez na colheita, segurança e limpeza do produto colhido”, afirma Flávio Ikeda, agrônomo.
"Hoje a produção de açaí chegou ao topo. Hoje você vai procurar pessoas para colher açaí. Existe propriedade que açaí se estraga, por falta de mão de obra. E com essa ferramenta, qualquer pessoa desde que ela tenha vontade de aprender, vai aprender e vai trabalhar da mesma maneira e até melhor. A intenção é que a pessoa trabalhe melhor, produza e não fique se arriscando”, ressalta Edilson Cavalcante.
Share:

Um comentário:

  1. Gostaria de saber como faço pra encontrar esse homem e comprar um apanhador.

    ResponderExcluir

Blog Archive

Blogger templates