quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Canaã dos Carajás vive drama do desemprego

Segundo o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, o município vive um momento difícil, marcado pela migração de trabalhadores de outras regiões, pelo desemprego e pelo fato do município não ter conseguido aumentar a oferta de infraestrutura e de serviços públicos na mesma velocidade do crescimento populacional criado pelo projeto. Segundo ele, há 15 mil desempregados em Canaã.
“E todo dia chega gente aqui à procura de trabalho.” 

A Vale informou que, desde a implantação da mina de Sossego, em 2004, pagou mais de R$ 446 milhões em impostos nos três níveis (União, Estado e município). O valor recolhido de royalties, entre 2008 e 2014, foi de R$ 183 milhões, considerando as três esferas de governo.  

Além disso, a mineradora alega que investe no relacionamento com as comunidades e iniciativas de cunho social, por meio da Fundação Vale, desenvolve programas de qualificação de mão de obra, de empreendedorismo local, e investe em infraestrutura através de parcerias com o poder público. 

O prefeito Jeová considera que as contrapartidas da Vale para o município precisam ser maiores. O município tem população estimada pela prefeitura de 62 mil habitantes, embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponte, com base em dados de 2010, um contingente populacional de 26.716. Em 2002, Canaã tinha 10 mil habitantes, diz Andrade. (Forte:/blogdothiagocarneiro.blogspot.com)Texto e Foto: Thiago Carneiro e Zedudu
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates