Para muitas pessoas, deixar o celular na tomada ao longo da madrugada é uma prática comum. Para outras, no entanto, há o risco de queimaduras, explosões e até mesmo problemas no aparelho.
Apesar do receio, hoje em dia as baterias modernas de íon de lítio já não possuem o velho "efeito memória" das baterias de celulares mais antigos. E segundo David MacKay, professor na Universidade de Cambridge, Inglaterra, que fez um estudo sobre o assunto, o que pode acontecer é que todos os componentes possuem um ciclo de vida que é diminuído quanto mais eles permanecem conectados na rede elétrica, mas o professor assegura que esse tempo ainda é maior do que o período no qual você irá ficar com o seu aparelho eletrônico.
Outra conclusão que estudo chegou, é que o consumo de energia do carregador conectado na tomada, mas sem o smartphone plugado, é mínimo. "Desligar obsessivamente o carregador é como socorrer o Titanic com uma colher de chá. Desligue-o, mas, por favor, tenha ciência de quão pequeno esse gesto é", disse o professor, E se o aparelho estiver conectado ao carregador após atingir 100% da carga, entretanto, há um pequeno aumento no consumo de energia, ainda que pouco. Nesta situação, há um consumo de 2,4 W em um ano.
E as chances do aparelho explodir durante a noite são muito pequenas, pois os aparelhos e carregadores modernos cortam boa parte da energia depois que a carga está completa. Por isso, pode ficar tranquilo quando deixar seu smartphone carregando durante a noite.
Mas a dica de colocar o smartphone no modo avião ou no carregamento rápido, que já faz parte da maioria dos aparelhos recém-lançados e carregam o aparelho em poucos minutos, pode ser uma boa opção para você não deixar o aparelho a noite toda na tomada se quiser.
(DOL, com informaçõs do portal Mundo Conectado)
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Home »
» Smartphone pode ficar a noite toda na tomada?
0 comentários:
Postar um comentário