Rio Maria será uma das cidades sede da Operação Itacaiúnas, ação que faz parte do Projeto Rondon, em vários municípios do Sul do Pará. Durante 11 dias, alunos e professores “rondonistas” – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade do Vale do Itajaí de Balneário Camboriú – Santa Catarina, participarão de iniciativas de promoção da cidadania em Rio Maria.
De acordo com o secretário de educação, Wanderley Milhomem, a abertura dos trabalhos será marcada por uma cerimônia na segunda-feira (20), onde a Secretaria de Cultura estará realizando atividades culturais para recepcionar os rondonistas na cidade.
O cronograma e programação de ação da Operação Itacaiúnas, do Projeto Rondon foi apresentado à comunidade riomariense, na noite de ontem segunda-feira (29/06), na Câmara Municipal de Rio Maria, com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade.
Wanderley destaca que a ação vai ser realizado de 20 a 31 de Julho. Nesse período, os rondonistas, divididos em equipes, vão realizar oficinas de capacitação nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, produção, meio ambiente.
Ele lembra que o Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de tornar viável a participação de universitários e professores nos processos do desenvolvimento local sustentável e do fortalecimento da cidadania em municípios mais isolados e carentes do país.
A ação visa também à melhoria da qualidade de vida da população a partir iniciativas de caráter multiplicador, o que permite melhor aproveitamento pelos moradores dos conhecimentos repassados durante a operação. (Fonte: Blogdothiagocarneiro.blogspot.com / texto e fotos: Thiago Carneiro)
0 comentários:
Postar um comentário