quinta-feira, 19 de março de 2015

Redenção: HRPA está com 140 pacientes na hemodiálise

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), único centro de hemodiálise do sul do Pará, com sede em Redenção, trata no momento de 140 pacientes acometidos da doença renal crônica, número que já superou a capacidade máxima da unidade. Além dessas, existem mais de 20 pessoas na fila de espera para receber tratamento. Os pacientes são de 15 municípios da região de cobertura do HRPA. Hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue, retirando as toxinas que se acumulam quando os rins não estão funcionando normalmente.

O levantamento foi divulgado pelo nefrologista do hospital Juliano Mundim, com exclusividade para o Nosso Jornal. A reportagem procurou o especialista, motivada pela passagem do Dia Mundial do Rim, 12 de março.

Segundo o médico, as principais doenças que podem levar a pessoa a evoluir para a hemodiálise são: hipertensão e diabetes. Conforme Mundim, o paciente com mais de 5 anos de hipertenso ou diabético, se não tomar medicação regularmente, está sujeito a desenvolver a doença renal crônica e ter que fazer hemodiálise. “É simples. Basta à pessoa fazer exames de urina e sangue (creatinina), que saberá se possui ou não, lesão renal. Se o diagnóstico for positivo ela deve procurar imediatamente um especialista”, orienta.

HRPA é o primeiro do Estado em transplante de rim

O Hospital Regional Público do Araguaia, unidade do Governo do Estado do Pará, e gerido pelo Instituto de Saúde Santa Maria (IDESMA), é o primeiro hospital do Estado na realização de transplante de rins, superando até mesmo o Ophir Loyola, de Belém. Até hoje a unidade já transplantou 30 pacientes que sofriam de doenças renais crônicas.

Segundo o nefrologista do HRPA, Juliano Mundim, mesmo com recursos limitados, a equipe cirúrgica do hospital tem se desdobrado para atingir este número de transplantes. “Esse resultado é alcançado graças à direção do hospital e a Idesma que apoiam a nossa equipe, formada por pessoas que trabalham com o pensamento de salvar vidas”, comemora.

O HRPA realizou o primeiro transplante de rins, com sucesso, em 23 de março de 2012. A unidade de atendimento hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade é exclusiva para usuários do SUS, com atendimento 100% regulado pela Central de Regulação do 12º Centro Regional de Saúde, de Conceição do Araguaia.

(João Lopes - Nosso Jornal)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates