Índios de 9 etnias ocupam desde a manhã desta quinta-feira (23) a sede do Ibama em Altamira. De acordo com os manifestantes, cerca de 100 pessoas de diversas aldeias da região participam do protesto contra a Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina hidrelétrica Belo Monte no município vizinho de Vitória do Xingu.
Em nota, a Norte Energia informou que possui 28 projetos voltados para comunidades indígenas, e que investiu mais de R$ 200 milhões nas aldeias do Xingu. Os manifestantes questionam este investimento, e cobram o cumprimento das compensações para as tribos que serão afetadas pela obra - um componente essencial do plano básico ambiental do projeto. Eles também pedem que o Ibama não conceda licença de Operação para a hidrelétrica.
Procurado pelo G1, o Ibama ainda não se manifestou sobre a ocupação. Um representante da FUNAI esteve no local para dialogar com os índios sobre as reivindicações. Um delegado da Polícia Federal também conversou com as lideranças e disse que vai mediar as negociações para que prédio seja desocupando. (G1/PA)
0 comentários:
Postar um comentário