terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Rio Maria: Réveillon mistura tradições religiosas. Adeus ano velho, e feliz ano novo Rio Maria! Blog do Thiago carneiro viera

Da Europa vieram às luzes e a ceia cristã, que foram se misturando ao branco da umbanda e às defumações. Pular sete ondas no mar, tomar banho de cheiro para atrair boas vibrações, defumar as casas, vestir-se de branco. Estes são alguns dos inúmeros hábitos que as pessoas costumam realizar para comemorar o Réveillon. 

Tradições advindas da mistura de culturas e religiões no Brasil, esses costumes povoam o imaginário da sociedade e fazem parte das comemorações na virada do ano em todos os estados do país. Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) explicam as origens e influências dessas manifestações. Segundo a antropóloga Marilu Campelo, o termo Réveillon vem do francês, e significa “uma refeição noturna”, adaptada às festas que já ocorriam em meados de 1885. 

Trata-se de uma invenção européia, trazida para as demais sociedades e países ocidentais. “Entretanto, o hábito de comemorar a passagem do ano é bem mais antigo e varia de povo para povo, pois cada grupo tinha a sua contagem de tempo.” No Brasil é seguida a tradição católica iniciada a partir de 1582, adotada do calendário gregoriano. 

Este calendário foi inventado pelos romanos, os primeiros a fazer grande festa no fim de ano. A pesquisadora afirma que usar roupas brancas na virada do ano é uma tradição proveniente da prática umbandista e teria iniciado com algumas pessoas que faziam oferendas nas praias cariocas e santistas para Iemanjá, uma das principais entidades da umbanda. “Depois, a mídia começou a reproduzir estas festas já inseridas em um gosto de classe, relacionando isso a outros significados que diferiam do sentimento afroreligioso. Acredito que a moda pegou a partir da popularização nas novelas e programas de TV, nos anos 80 e 90, portanto este é um hábito recente no país”, completa. 

Fogos, luzes, abraços, amigos, beijos, família, sorrisos, lágrimas Velhas promessas, novas esperanças, Lembranças de momentos felizes, Lembranças daqueles que amamos e que, por alguma razão, não estão conosco, Silêncio, em honra daqueles que natureza chamou, Instante de compartilhamento da dor das famílias, Instante de desejar que as feridas sejam rapidamente cicatrizadas, Que as lágrimas de cada uma dessas pessoas Sejam beijadas por anjos no Ano Novo. 

Foi prazer compartilhar com você internauta do Blog do José Augusto as noticias, e as informações durante o ano de 2014, aproveite a chegada do ano novo para desejar só coisas boas para seus amigos e familiares. Adeus ano velho, e feliz ano novo Rio Maria! Desejos Thiago carneiro viera. Um grande abraço!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates