sexta-feira, 21 de novembro de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Pós-Graduação em Educação Matemática
Mestrado Profissional em Educação Matemática


Élida Tamara Prata de Oliveira Praça


JOGOS MATEMÁTICOS COM CONTEÚDOS DE 7° ANO
APLICADOS A UM ALUNO AUTISTA


Orientadora: Profa Dra
 Regina Coeli Moraes Kopke


Produto Educacional referente a
Dissertação de Mestrado intitulada “Uma
reflexão acerca da inclusão de aluno
autista no ensino regular” apresentada ao
Programa de Mestrado Profissional em
Educação Matemática, como parte dos
requisitos para obtenção do título de
Mestre em Educação Matemática.









Juiz de Fora (MG)
Abril 2011 Jogos matemáticos

Os jogos e suas respectivas atividades, que serão descritos a seguir,
foram elaborados a fim de serem oferecidos a um aluno autista matriculado no
7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de
Juiz de fora (MG), sendo, portanto adaptados ao seu conhecimento e
habilidades.
Dessa forma, as atividades de alguns jogos podem precisar de
adaptações de acordo com as necessidades e particularidades de cada aluno
com o qual será desenvolvido esse trabalho com os jogos.

Jogo 1 - Figuras geométricas



Neste jogo são necessárias as seguintes figuras geométricas: três
quadrados, três triângulos equiláteros e três círculos. Estas figuras são
recortadas em cartolina ou EVA, com três tamanhos e cores distintas, uma
para cada tamanho. A escolha para estas três figuras se deve ao fato destas
serem mais reconhecidas pelos alunos e ainda por estar presente no programa
de geometria para o 7º. ano. O esperado é que o aluno, primeiramente, manipule essas figuras
identificando-as, para em seguida, começar a aprender alguns conceitos
matemáticos propostos nas atividades.
Como as peças são de tamanhos diferentes, uma das atividades
sugeridas é mostrar ao aluno, por exemplo, os três triângulos e pedir a ele que
encontre o maior triângulo ou o menor, com isso é possível trabalhar com a
idéia de comparação, proporção e semelhança de figuras que fazem parte do
conteúdo matemático do 7° ano e do cotidiano da vida social do aluno.
A segunda atividade proposta, envolvendo ainda o conceito de
semelhança, é a que o aluno deve agrupar figuras geométricas semelhantes
quanto à forma ou à cor.
Outra proposta ainda de atividade é introduzir a idéia de sequencia.
Nessa atividade, por exemplo, coloca-se um triângulo, um círculo e um
quadrado, de mesmo tamanho, numa determinada ordem, e pede-se ao aluno
que repita essa mesma sequencia com as demais figuras de tamanhos
diferentes. Na montagem, pode-se recordar com ele, relacionando, alguns
números ordinais como primeiro, segundo e terceiro, considerando tudo isso
conteúdo incorporado ao programa de matemática, ênfase para a geometria,
no 7º. ano.














 Jogo 2 - Ângulos



Este jogo é composto por 3 aberturas de ângulos diferentes e por três
peças que se encaixam perfeitamente nestas aberturas: a primeira, referente
ao ângulo de 90°, que é reto, outra maior que 90°, referente ao ângulo obtuso e
a última menor que 90°, ângulo agudo. Pretende-se com este jogo a
apresentação e o reforço de alguns ângulos ao aluno, como um dos conteúdos
de geometria destinados ao 7° ano.
O esperado é que o aluno consiga encaixar, mesmo que por tentativas,
cada peça em sua abertura correspondente e que com o auxílio do professor
ele possa fazer a associação de cada abertura com os conceitos dos
respectivos ângulos.





 Jogo 3 - Tampinhas nos círculos


Para este jogo são necessárias 20 tampinhas de garrafa pet e uma folha
(de papel A4) composta por 15 círculos coloridos, os quais devem ser maiores
que as tampinhas, permitindo seus encaixes.
Uma das atividades desenvolvida com este material é a de se trabalhar
a relação um a um, pedindo ao aluno para colocar em cada círculo apenas uma
tampinha, e dessa forma se pode trabalhar com os conceitos de dentro e fora.
Mas como o número de tampinhas é superior ao número de círculos, ficarão
faltando alguns círculos vazios, e assim se pode trabalhar com a noção de
quantidade comparada: há mais círculos ou tampinhas?







 
Jogo 4 - Encaixe peças coloridas



 Este jogo é composto por várias peças coloridas que podem ser
encaixadas umas nas outras. Seu principal objetivo é desenvolver a
coordenação motora e não, especificamente, ensinar um conteúdo matemático
uma vez que o aluno pesquisado não tinha muito bem desenvolvido essa
habilidade; por exemplo, ele tinha dificuldade em segurar o lápis e colorir uma
figura sem ultrapassar os seus contornos.
 Durante a atividade de encaixe, é possível reforçar os conceitos de
maior e menor, quando comparar o tamanho de duas peças, por exemplo.






 Jogo 5 - Encaixe de números



Para este jogo é necessário um retângulo de EVA, no qual estão
encaixados, após recortados, os algarismos de 0 a 9.
Uma das atividades sugeridas é retirar os algarismos do retângulo de
EVA e pedir ao aluno que encontre todos os algarismos zero, já que este era o
único número que o aluno autista reconhece perfeitamente.
Uma segunda atividade que pode ser realizada, com a ajuda do
professor ou de outro aluno, é fazer com que o aluno separe os demais
números por meio de comparação, ou seja, quando o professor pegar o
número 1 o aluno colaborador deverá pedir ao outro aluno que encontre outro
número, igual ao que ela escolheu e insistir no ‘nome’ (um, dois, três, etc.) do
número escolhido para o aluno, para que, mesmo aos poucos, ele vai se
familiarizando com as nomenclaturas.
Outra atividade a ser desenvolvida é pedir ao aluno para encaixar os
números em seus devidos lugares no retângulo de EVA. Com essa atividade
pretende-se estimular sua atenção, raciocínio e coordenação motora. O
objetivo foi que ao se escolher um número, que o aluno consiga relacionar a
qual dos formatos do retângulo de EVA se parece com aquele que ele tem nas
mãos.
 Jogo 6 - Tabuleiro geométrico

 Para este jogo é necessário um tabuleiro composto de 20 quadrados,
similar ao de jogo de damas ou xadrez (composto por 64 quadrados), e em
cada quadrado deve-se fazer o desenho de algumas figuras geométricas:
quadrado, círculo e triângulo, de forma aleatória e em quantidades iguais, ou
seja, ao final desse processo deverá ter sido desenhado, por exemplo, 7
triângulos, 7 círculos e 6 quadrados, em quaisquer disposição no tabuleiro. A
seguir, deve-se fazer outros 20 quadrados como os do tabuleiro, mas estes
devem ser recortados.
 O primeiro passo deste jogo é pedir ao aluno que faça o reconhecimento
de cada figura desenhada nas peças, para em seguida iniciar o
desenvolvimento das atividades.
Durante uma das atividades, pode-se pedir ao aluno que coloque essas
peças sobre o tabuleiro relacionando com as figuras ali estampadas.
Novamente, a escolha por estas três figuras se deveu ao fato do aluno
pesquisado reconhecê-las sem grandes dificuldades.
 Este processo foi feito com as 20 peças, o que permite ao aluno criar
uma lógica própria na colocação casada destas peças, permitindo assim a ele
que faça uma associação entre figuras iguais.
 A próxima atividade é sair de uma lateral a outra, percorrendo um
caminho de figuras iguais em cada coluna desde que as mesmas estejam
interligadas. Pode-se pedir ao aluno que coloque grãos de feijão ou bolinhas de
papel sobre as peças para marcá-las. Jogo 7 - Encontrando o zero


 Este jogo é composto por vários números de 0 a 9 confeccionados em
material plástico e uma latinha de metal ou similar, ou de papel.
 Espera-se, em primeiro lugar, que o aluno manipule estes algarismos
para fazer o reconhecimento dos mesmos.
 Uma das atividades é solicitar ao aluno que identifique o número zero
entre os demais, dada sua facilidade em identificar o 0 (zero).
 Após esta identificação, pede-se ao aluno que coloque estes números
dentro da latinha, podendo assim trabalhar a coordenação motora e os
conceitos de ‘dentro’ e ‘fora’.











 Jogo 8 - Jogo de memória



Este é outro jogo em que não se trabalha um conteúdo específico de
matemática, mas que aborda elementos que ajudam na compreensão da
mesma, tais como: concentração, busca de objetos semelhantes, formação de
pares e etc.
Foram utilizados materiais como jornais e revistas que possam ser
recortados, a fim de se montar um jogo da memória, porém não
necessariamente com objetos idênticos, por exemplo, pode-se fazer um par
usando um carro azul e um carro preto, em que o objeto em si – o carro –
possa ser o correlacionado.
Um das atividades com o aluno consiste na identificação dos objetos,
pedindo a ele que pronuncie seus nomes.
Outra atividade é fazer com que o aluno forme os pares parecidos, com
as peças viradas para cima ou para baixo de acordo com sua capacidade e
habilidade. No caso da pesquisa, a aplicação desse jogo se deu com as peças
viradas para cima, devido permitir ao aluno pesquisado maior facilidade para a
memorização das figuras. Quando o aluno escolher uma determinada carta, o
professor primeiro deverá perguntar a ele qual o objeto contido na carta, para
então depois solicitar a ele que encontre a outra carta correspondente, que
contenha o objeto semelhante ao escolhido por ele. Jogo 9 - Encaixe de tiras coloridas


 Para a constituição deste jogo é necessário uma folha de cartolina para
nela se desenhar retângulos de diversas medidas e algumas tiras de EVA com
o tamanho correspondente aos retângulos desenhados.
 O intuito deste jogo é trabalhar com a noção de igualdade; diferença e
comparação, solicitando ao aluno que coloque cada tira de EVA por cima do
retângulo de mesmo tamanho desenhado na cartolina.














 Jogo 10 - Encaixe peças foguete



 Este jogo é composto por um cenário de um foguete feito de Eva cujas
peças são encaixáveis.
 A atividade a ser realizada é pedir ao aluno que primeiro desmonte o
cenário, retirando suas peças para em seguida colocá-las novamente em seus
devidos lugares recompondo o cenário.
 Na colocação destas peças possibilita-se ao aluno trabalhar com a visão
espacial, associando as peças em seus respectivos lugares FONTE THIAGO CARNEIRO VIERA.
 TEXTO 
 http://tiacrscc.blogspot.com.br
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RIO MARIA Rio Maria, PA, Brasil

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