sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BR 155 foi desbloqueada e liberada ao trânsito em Xinguara

Por volta das 10h50 desta quinta-feira (20), a Rodovia Federal BR 155, que estava cortada à altura de Xinguara, por causa do rompimento de um bueiro no Córrego Sebozinho, foi liberada graças ao empenho dos engenheiros do DNIT, que em menos de 8 horas de serviço conseguiram construir um novo aterro, mesmo que provisoriamente. As imensas filas de carros que se formaram nos dois sentidos da estrada, puderam lentamente abrir passagem e seguir viagem. No local só passa um carro de cada vez.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

INUNDAÇÃO

Águas que vazaram da barragem da Odebrecht causaram prejuízos ao Clube da Polícia Militar de Xinguara

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar de Xinguara, sargento J. Souza, o “Cobra”, compareceu à delegacia de polícia de Xinguara, na manhã desta quinta-feira (20/11/14), para registrar ocorrência sobre os danos e prejuízo causado à sua entidade pelas água que vazaram da represa da Odebrecht Ambiental, e inundaram o Clube da Polícia Militar, localizado às margens da BR 155. Segundo J. Souza, as água inundaram as piscinas, danificam duas roçadeiras, uma máquina, uma caixa de som amplificada, um freezzer de duas portas, uma bomba d’agua da piscina, um bebedouro, um rack, dois guarda roupas, uma cama com colchão, um sofá de três lugares, produtos alimentícios, documentos da associação, e produtos para piscina.

Postador: Manancial de Carajás com informações do blog Edmar Brito

QUARTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2014


NA MIRA DA JUSTIÇA

Prefeito Mauricio Cavalcanti será obrigado a reconstruir pontes pela justiça
Prefeito Maurício Cavalcante
O prefeito Mauricio Cavalcanti do município de Pau D’arco no sul do Pará, está  sendo acionado  pela justiça para construir de forma imediata duas pontes na área indígena que da acesso a aldeia Las Casas da comunidade Kaipó.
A solicitação foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), depois que o procurador da justiça Felício Pontes Júnior esteve em Redenção e ouviu as reclamações dos indígenas que disseram estar esquecidos pelo gestor municipal. 
A manutenção das pontes, segundo a ação judicial, é essencial para garantir às famílias indígenas acesso a direitos básicos, como serviços de saúde e de educação.
Procurador da República, Felício Pontes
A área mais prejudicada pelo desabamento das pontes é a aldeia Tekrejaruti, que fica em Pau D' Darco, um dos três municípios em que a terra indígena está localizada (a área da TI, de 21,3 mil hectares, ainda abrange os municípios de Floresta do Araguaia e Redenção). A ação foi assinada pelo procurador da República Felício Ponte, que esteve no local e contatou as dificuldades que os indígenas enfrentam devida as pontes estarem destruídas.

Na ação o procurador cita que atualmente apenas veículos de grande potência conseguem chegar até a aldeia.  De acordo com os lideres Kaiapos situação pode ser agravada pela chegada do inverno amazônico, quando as chuvas são bem mais frequentes e intensas.
Indígenas denunciaram o abandono
Além do abandono das duas pontes, que precisam ser refeitas em um prazo máximo de 15 dias, uma terceira está em estado bem precário e uma quarta ponte precisa ser construída em uma área de alagamento na rota até a aldeia, alerta o MPF.

O MPF pediu à Justiça que também obrigue o município de Pau D'Arco a recuperar os 12,7 quilômetros de estrada que liga a aldeia à cidade. Para o procurador da República Felício Pontes Jr., essa recuperação tem que ser realizada dentro de dois meses. (ASCOM do MPF/PA)

Postador: Manancial de Carajás, com informações do MPF/PA

BR CORTADA

BR 155 está cortada em Xinguara

A Rodovia BR 155 está cortada a altura de Xinguara, a 1 quilômetro da cidade, devido ao rompimento do aterro sobre o Córrego Sebozinho, um afluente do Rio Mariazinha. De acordo com informações, o aterro se rompeu por volta das 3 horas da manhã desta quarta-feira (19/11/14), deixando o tráfego de veículos completamente interrompido. 

O motivo foi a chuva torrencial que desabou sobre a cidade e região enchendo rios e corregos. A força das águas rompeu a tubulação de aço e as cabeceiras de concreto do aterro deixando tudo destruído. A cratera aberta na pista mede em torno de 20 metros de largura, e no local nao passa ninguém, nem pedestres conseguem passar de um lado para o outro da estrada. 

Não há expectativa de quando o local será consertado pelo DNIT.

A situação é tão complicada que até para arriscar por um desvio pode ser pior ainda, considerando o clima chuvoso na região. O único desvio que poderia ser utilizado é superior a 25 quilômetros, passando pelas localidades de Barreiro Preto, Vicinal das 2 Vendas até sair na Igrejinha. 

A expectativa dos motoristas é de continuar aguardando pela obra que o DNIT irá realizar, não se sabe até quando.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

FUTEBOL REGIONAL

Definidas as datas da semifinal da Copa Extremo Sul
SELEÇÃO DE REDENÇÃO
Fase Semifinal da Copa Extremo Sul -Jogos de Ida - Sábado (22/11), 19:30, em Sapucaia, Sapucaia x Redenção. Domingo (23/11), 16:00, em Tucumã, Tucumã x Pau D`Arco.

Jogos de Volta - Sábado (29/11), 16:00, em Redenção, Pau D`Darco x Tucumã, e às 19 h, Redenção x Sapucaia. As finais vão acontecer nos dias 06 e 13 de dezembro.

SELEÇÃO DE SAPUCAIA
Pelas quartas de final, foram disputadas três partidas no último final de semana, que definiram as quatro seleções classificadas para a fase semifinal da Copa Extremo Sul.

SELEÇÃO DE TUCUMÃ
No sábado, Sapucaia foi derrotada dentro de casa para Tucumã, por 1 a 0, resultado que classificou as duas seleções para a semifinal. Tucumã entrou como melhor índice técnico. Em Xinguara, houve empate em 1 a 1 entre Xinguara e Redenção. Com esse resultado Redenção carimbou a vaga, pois havia vencido o primeiro jogo por 3 a 2.

Na tarde de domingo, um jogo emocionante no estádio Aranhão, a seleção de Rio Maria perdeu para Pau D`Arco, por 1 a 0, resultado que classificou os paudarquenses, pois haviam empatado o primeiro jogo em 0 a 0.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do blog Otávio Araujo

TERÇA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2014


ESCÂNDALO DO SINTEPP


ONDE ESTÁ O DINHEIRO DOS SINDICALIZADOS?
Hoje o que se comenta na cidade de Xinguara e nos bastidores da educação do nosso município, são as utilizações de cheques do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Estado do Pará (SINTEPP), num “ponto de prostituição da cidade”.

Após o Delegado de Polícia Civil José Orimaldo Silva, da DPC/Xinguara ter ouvido alguns integrantes deste feito, os educadores dizem ter sido lesados pela atual diretoria comandada por Janisley Barsanulfo um dos utilitários dos serviços prostíbulos de uma conhecida casa noturna.
Neste divisor de ideias e de ideologias, os bastidores afloram a pouco mais de quatro meses da votação, para a escolha dos novos diretores da entidade. Do lado de Janisley Barsanulfo, tentam justificar que o acontecido já passa de dois anos do ocorrido.

O que consta no termo dos interrogatórios prestados pelo Sr. Leonino Amorim dos Santos e por José Ferreira de Sousa Filho, ex-coordenador de finanças do sindicato, são que os senhores Dawson Scarparo e Janisley Barsanulfo usaram os cheques para pagarem os serviços das “moças que se prostituem no local”, e o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre o questionamento de, somente agora ter sido revelado e investigado, tal fato justifica-se nos meses de tentativa para recebimento do valor, pelos credores, que temiam um grande calote por parte dos diretores sindicais, Dawson Scarparo e Janisley Barsanulfo. Por isso, é que a empresaria tornou publico o acontecido.

Nos bastidores. 
Por várias vezes, o comerciante Leonino Amorim (Marcelo), tentou receber os referidos cheques, inclusive procurando a direção estadual da entidade na capital Belém. Após encontrar a professora Conceição Holanda da coordenação da Secretaria de Finanças do Sintepp estadual em Belém, obteve a garantia do recebimento do valor.

E mesmo assim, não tendo o fato consumado, os empresários de posse dos cheques foram à cidade de Rio Maria e colocaram em protesto as referidas folhas de cheques, e somente após terem sidos protestados, a senhora Conceição Holanda teria pagado o valor aos empresários.

O Sintepp de poucos

Agora pela manhã, professores do ensino fundamental e médio, revelaram para a reportagem deste site. Que a entidade do Sintepp/Xinguara está aquém de varias denuncias que serão tornadas públicas em poucos dias.

E que o fato do declínio da entidade dá-se a má gestão de seus diretores que sempre utilizam a mesma para o beneficio próprio e não coletivo como deveria. “Resta-nos, a averiguação judicial dos fatos e denuncias que já foram realizadas tanto no Sintepp/Belém quanto na Polícia Civil”, comentaram os professores.  

Postador: Manancial de Carajás, com base nos interrogatórios feitos pela Policia Civil local.

SEGUNDA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2014


CRIME/SÃO JOSÉ

Dois são presos no distro São José acusados de homicídio e ocultação de cadáver

ACUSADOS
Um crime de homicídio com ocultação de cadáver foi descoberto nesta segunda-feira (17), no distrito São José do Araguaia, pelos policiais militares da localidade. A vítima fora um homem conhecido apenas pelo o apelido de “Jabuti” que chegou ao distrito há cerca de três meses, vindo do Tocantins. Assim que chegou ao lugar, montou uma oficina mecânica em sociedade com Orlando Bezerra de Sousa e Carlos Pereira da Silva. Na sexta feira (14), os três teriam saído para ir pescar, e foi neste exato dia que “Jabuti” desapareceu. 

Uma hora os sócios diziam que ele estava para Xinguara, outra hora diziam que ele tinha ido à Araguaina. O certo é que as pessoas começaram a desconfiar que ambos haviam matado “Jabuti”, até que um telefonema anônimo foi feito à polícia relatando os fatos. 

VÍTIMA
O sargento Miguel e os soldados de sua guarnição, passaram a investigar os passos dos suspeitos, até que ver eles passando no carro vítima. Abordados, Orlando e Carlos foram levados para a delegacia, onde depois de serem interrogados, confessaram a morte do sócio deles, só que um acusa o outro de autoria do crime, mas a polícia diz ter certeza que ambos são culpados. Após assassinarem “Jabuti”, a golpes de facão, eles cavaram uma cova rasa onde ocultaram o cadáver.

Acompanhados da polícia, eles foram até o local e mostraram onde haviam enterrado o corpo do homem. Depois de serem informados do crime, o delegado de Xinguara, José Rodrigues Taborda e o investigador Denis se deslocaram de Xinguara para ir acompanhar de perto o desenterro da vítima e autorizar a remoção do cadáver para o necrotério do Hospital Municipal de Xinguara. 
Há informações dando conta que “Jabuti” era foragido de Palmas (TO), onde teria matado um homem e baleado uma mulher. Sobre seu assassinato, a policia quer saber o motivo, pois há indícios de que fora um latrocínio, pois os suspeitos estavam de posse do carro da vítima, quando foram presos.

Foto e Fonte: blog do Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

DESVIO DE RECURSOS

Polícia indicia sindicalistas por desvio de recursos

Coordandores do Sintepp foram acusados de repassar cheques da entidade em boate da cidade

Por: Karla Soares (ORM News)
A Polícia Civil indiciou dois atuais coordenadores e o ex-coordenador de finanças da subsede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará em Xinguara (Sintepp) por apropriação indébita e falsificação de documento público. São eles: Janisley de Siqueira Barsanulfo (foto), Dawson Luiz Scarparo e o José Ferreira de Sousa Filho, ex-coordenador de finanças do sindicato no município do sudeste paraense. O caso já foi encaminhado à justiça de Xinguara e aguarda despacho do juiz da cidade.

Os três foram denunciados pelo professor Raimundo Marinaldo Guilherme Rodrigues, que também participava da coordenação do sindicato, por repassar cinco cheques vinculados à conta corrente do Sintepp na boate Rosa Palmeirão, conhecido ponto de prostituição da cidade, para pagar despesas feitas no local. Os cheques foram devolvidos por falta de saldo e posteriormente resgatados pela professora Conceição Holanda, da coordenação da Secretaria de Finanças do Sintepp estadual em Belém. O caso foi registrado no mês de setembro e se refere a cheques emitidos entre os anos de 2010 e 2012. 

Na denúncia à polícia, o professor Raimundo Marinaldo relatou que cinco cheques do sindicato totalizando R$ 3.350 foram trocados por um professor identificado como Luciano Teles Bueno. Os valores seriam resgatados por Janisley tão logo recebesse os repasses do sindicato, no entanto, os documentos foram devolvidos por não haver saldo na conta da entidade. 

Em depoimento ao delegado José Orimaldo Farias, o coordenador Janisley de Siqueira disse que o sindicato já havia apurado as denúncias do professor por meio de uma comissão de ética, chegando à conclusão de que o coordenador não tem responsabilidade sobre os cheques emitidos. Janisley destacou que a comissão de ética foi convocada por ele e usou o direito de só responder em juízo ao ser indagado a respeito da ida à boate Rosa Palmeirão. Janisley admitiu, entretanto, que trocou cheques com o professor Luciano Teles para pagar despesas com seminários, manifestações e greves coordenadas pelo Sintepp. 

O coordenador Dawson Luiz Scarparo negou o uso do dinheiro do sindicato para custeio de despesas na boate e admitiu ter ido ao local, frisando ter pagado a conta com dinheiro do próprio bolso. Scarparo disse estranhar que o professor Raimundo Marinaldo tenha feito as denúncias somente em 2014, já que Marinaldo pertencia a mesma gestão, e o acusou de desviar dinheiro do Sintepp para o pagamento da entrada de um veículo.

O gerente da boate Rosa Palmeirão, Leonino Amorim dos Santos, conhecido como Marcelo, confirmou ter recebido em 2011 um cheque em nome do Sintepp para cobrir consumo de um cliente e outras duas pessoas. Marcelo descobriu que o cheque não tinha fundos e passou a procurar Janisley para cobrar a dívida. O gerente disse ter marcado várias datas para receber o dinheiro, mas o compromisso não foi cumprido. O cheque foi protestado no cartório de Rio Maria, cujos funcionários entraram em contato com Marcelo meses depois para resgate dos valores. O gerente informou que o valor do cheque e as custas do protesto foram resgatados por um representante do Sintepp, em Belém.

O ex-coordenador de finanças do Sintepp em Xinguara, José Ferreira de Sousa Filho, admitiu ter ido à boate e pago as despesas com cheques da entidade. Ele alegou ter se desligado do Sintepp e não saber se os cheques que voltaram foram resgatados. O professor Luciano Teles confirmou ter trocado vários cheques para o sindicato, mas disse que nunca se beneficiou disso e que 'só teve prejuízo'. 

Outro lado 

O Sintepp em Belém informou por meio de sua assessoria de comunicação que tomou conhecimento da denúncia e enviará nota à redação do ORM News com posicionamento oficial sobre o caso.

Continue lendo>>> Polícia indicia sindicalistas por desvio de recursos
Postador: Manancial de Carajás

DOMINGO, 16 DE NOVEMBRO DE 2014


SELEÇÃO

Seleção de Xinguara não vence, mas faz um grande jogo
SELEÇÃO DE XINGUARA
Neste sábado 15, à noite no estádio J. R. Santos em Xinguara, a seleção local empatou em uma bola com a seleção de Redenção. Xinguara que havia perdido o jogo em Redenção por 3 x 2, precisava da vitória para continuar em busca do penta.

TORCEDORES PRESENTES DE RIO MARIA.....
Quem foi ao estádio, viu uma seleção disposta a vencer e manteve o ritmo de jogo durante os 90 minutos. Levou perigo de gol constantemente, porém, esbarrou nas mãos do goleiro de Redenção que estava numa noite inspirada.

Nós que vimos o jogo, só tempos que parabenizar a seleção de Xinguara pelo bom futebol e aos torcedores em grande número que estiveram no estádio. Vi uma seleção entrosada, boa técnica e taticamente. E deixo meu recado aos que fazem o futebol
REDENÇÃO E XINGUARA
municipal, que acreditem nessa safa de jogadores que participaram de nossa seleção.

Postador: Manancial de Carajás

ALGUMAS INTERVENÇÕES  DOS MAQUEIROS

SEXTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2014


INAUGURAÇÃO/RESPOSTA

Governador entrega asfalto, vistoria obras e agradece eleitores em Xinguara.
Após reeleição Jatene volta à Xinguara de Pé-direito
Cel. Ricardo Júlio, Comandante do CPR-5 Regional
O governador Simão Jatene entregou nesta sexta-feira (15), em Xinguara, no sul do Pará, a pavimentação das principais ruas que interligam oito bairros da sede municipal à Rodovia BR-155, via de entrada e saída da cidade. As obras somam 25 quilômetros de asfalto em TST (Tratamento Superficial Triplo), uma espécie de “asfalto frio”, e CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), e ainda se estendem aos distritos de Rio Vermelho e São José do Araguaia. Ao todo, foram aplicados mais de R$ 5 milhões, do Programa Asfalto na Cidade. A prefeitura também destinou cerca de R$ 1 milhão para os serviços de drenagem, meio-fio e sarjeta, como contrapartida das obras.
O cumprimento ao amigo e companheiro leal,
Osvaldinho Assunção.  Foto/Ag. Pará
Logo que chegou ao município, no fim da manhã, Jatene percorreu diversas ruas contempladas com o asfalto, entreelas as ruas Seis, Oito, Nove e Dez do bairro mais populoso de Xinguara, o Itamarati. O setor foi o primeiro a receber o asfalto, em meados de maio deste ano, logo quando foi dada a largada para os serviços. Durante o percurso, o governador foi acompanhado pelo prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, e por outras lideranças políticas da região. Estavam na comitiva o senador Flexa Ribeiro e o vice-governador eleito, Zequinha Marinho.

A comitiva passou pelos bairros que receberam asfalto
Na Avenida Hermes Dantas (antiga Amazonas), paralela à BR-155, no bairro Centro, o governador descerrou a placa de inauguração. Nos cinco quilômetros da via, a pavimentação foi feita em CBUQ. Em seguida, Simão Jatene se reuniu com lideranças políticas e comunitárias na Associação Comercial e Empresarial de Xinguara. Na ocasião, o governador ressaltou a importância do Programa Asfalto na Cidade. “Ruas pavimentadas não mudam só paisagem física da cidade, muda a vida das pessoas, que veem suas casas sendo valorizadas. Todos ganham um novo estímulo para cuidar da cidade”, afirmou.
Av. Hermes Dantas
Do total de pavimentação asfáltica em Xinguara, 21 quilômetros foram executados na sede da cidade, sendo 14 quilômetros em TST outros sete quilômetros em CBUQ. Além do Itamarati e do Centro, outros seis bairros foram contemplados, o Selectas, Panaca, Novo Horizonte, Buruti e Marajoara 1 e 2. Dois distritos também receberam as obras: o Rio Vermelho e o São José do Araguaia, considerado o principal polo turístico do município por abrigar a praia do Pontão. Em cada um deles, são mais dois quilômetros de asfalto. Três empresas realizaram os serviços: a BEST, a CFA e a Terra Santa.
Jatene descerra placa inaugurando Av. Hermes Dantas
Achegada da comitiva tucana no trevo da Av. Xingu
Mudança – Para o prefeito Osvaldinho Assunção, o asfalto tem mudado a autoestima da população. “A aparência da cidade é outra. Quem viu antes sabe como essas ruas eram – de terra e com muitos buracos – e como estão agora, com total trafegabilidade. Com certeza, melhorou para todos, tanto para quem passa de carro por aqui, quanto para a nossa própria população, até mesmo com a questão da saúde, por causa da redução da poeira. Acredito que isso mais uma vez demonstra que as parcerias entre as prefeituras e o governo rendem bons frutos. Hoje, só temos a agradecer ao governador”, disse.

Lideranças políticas e o povão no Auditório da Aciapa
O prefeito também destacou que outras obras estão sendo executadas pelo governo do Estado em Xinguara, entre elas o novo sistema de iluminação pública da Avenida Xingu, com investimentos de R$ 732 mil. “As obras deverão ser iniciadas nos próximos dias”, informou. Além disso, Osvadinho citou as reformas dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), entregue em setembro deste ano, e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que vem trabalhando na sinalização das vias urbanas e ordenamento do trânsito em Xinguara.
Auditório da Aciapa - Foto/Agência Pará

Foto: ELISEU DIAS . Fonte: Agência Pará (Amanda Engelke. Secretaria de Estado de Comunicação. Postador: Manancial de Carajás 

TERÇA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2014


POSSE DA MESA

Câmara de Tucumã realiza Cerimônia de posse e elege nova Mesa Diretora
A eleição deixa o governo municipal mais fortalecido para ter seus projetos e emendas aprovados

A Câmara Municipal de Tucumã, sul do Pará, em sessão solene, que ocorreu na sexta-feira, 7, empossou os 13 novos vereadores para o mandato de 2015/2016. Na mesma solenidade, os vereadores votaram na nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016.
Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal
Após mudança no Regimento Interno os vereadores realizaram no dia 7 a solenidade que seria no dia primeiro de janeiro do ano que vem. Dos 13 vereadores somente um saiu descontente com a mudança que houve no Regimento que provocou a antecipação da posse e da eleição da mesa. No dia seguinte, o vereador Joel da P 14, foi a uma radio local e mostrou seu descontentamento, até porque conforme seus colegas de legislatura, Joel vinha planejando a construção de uma segunda chapa concorrente, mas não foi possível.
Plenária acompanhou  o cerimonial
Nova Mesa Diretora

A população marcou presença e encheu o plenário e as demais dependências da casa, num dos atos marcantes na história do legislativo onde uma sessão especial transcorreu dentro da normalidade.
Após a posse dos vereadores da nova Legislatura, foi realizada a votação para a escolha da Mesa Diretora. A disputa teve somente uma chapa denominada “Unidos por Tucumã”, formada pelos seguintes vereadores: José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca-PTdoB) presidente; Anivaldo Julião (Savanas-PV) Vice-Presidente; José Costa dos Santos (Sindicalista Pelé-PCdoB) 2º Vice-Presidente; Aurino Moreira dos Santos (Aurino da Globo-PSB) 1º Secretário e Raimundo Martins Neto (Professor Neto-PDT) 2º Secretário.          
Servidoras do Legislativo
Em seu discurso de posse o Presidente José Valnei Pinto destacou o reconhecimento dos colegas pelo apoio, bem como o trabalho de parceria feito por ele assim como de sua gestão na presidência do legislativo. “Esse mandato concedido pelos nossos colegas terá como destaque a manutenção do respeito pela independência dos Poderes e a renovação dos valores do Legislativo Municipal. Pois somente com uma Câmara forte e trabalhadora é que um município poderá crescer com sustentabilidade, como já vem acontecendo”", destacou o presidente.
Savanas cumprimenta presidente eleito
A cerca de dois anos afrente da presidência da casa, o vereador Savanas foi bem reconhecido pelos colegas como um “grande legislador e companheiro”. Ele agradeceu aos servidores do legislativo e aos colegas parlamentares pelo apoio na aprovação dos projetos que ajudaram o Executivo no desenvolvimento do município. “Estou feliz porque fizemos a chapa do entendimento e da união, sendo eleita com 12 votos numa resposta ao bom andamento do processo legislativo nesta casa”, disse Savanas.
José Valnei (Tiririca), presidente eleito
Por sua vez, o prefeito Adelar Pelegrini não poupou elogios aos vereadores que para sua gestão, disse Adelar todos tem sido importante. “Tenho certeza que esta é uma das melhores câmaras municipais do Pará, está de parabéns o presidente Savanas que fez um trabalho de união e de paz entre os vereadores, coisa que não se via há muitos anos. Hoje todos eles [vereadores] são parceiros do governo na luta por recursos e na busca por emendas, então com este resultado de hoje estão de parabéns a classe política e o povo do nosso município. Tenho certeza que essa parceria irá continuar para que Tucumã não pare, mas continue avançando.”, pontuou o gestor.
Conquista

A gestão de Adelar Pelegrini sai fortalecida com mais uma eleição articulada e vencida pelo grupo. Primeiro, foi a eleição de três deputados estaduais, – Chamonzinho (PMDB- 2.190), Skaff (PMDB- 1.226) e Tiago Araújo ( PPS- 272); três deputados federais, Beto Salame (PROS- 690), Jordy (PPS- 220) e Priante (PMDB- 3.214); um senador Paulo Rocha (PT- 10.607), o governador reeleito Simão Jatene (PSDB- 5.800) e a presidente Dilma.

Postador: Manancial de Carajás

INCÊNDIO

Alunos da escola D. Luiz sob ameaça constante de incêndios
Pais de alunos e toda a comunidade estão preocupados com a situação e pedem apoio do governo estadual

Prédio da escola, vista da frente
Extintor de carro da mãe de uma aluna, usado contra a chama
O prédio do Colégio Castro Alves, onde está funcionando as aulas do ensino médio da Escola Dom Luiz Palha em Xinguara, não oferece mais segurança para os alunos e servidores da escola. Todos estão trabalhando preocupados com a ameaça constante de incêndio nas instalações elétricas do prédio. Só este ano duas vezes o colégio D. Luiz ficou sem energia motivada por incêndio nas duas caixas padrões que distribuem energia para o prédio. Fato que afeta diretamente os alunos da escola que ficam sem aula no decorrer do problema.

Incêndio ocorrido nesta segunda-feira, 10 de novembro
DETALHE:  em outubro de 2013, o prédio do Colégio Castro Alves passou por varias mudanças para poder oferecer instalações adequadas ao funcionamento do ensino médio (estadual) e fundamental (municipal). Ao todo, são 14 salas de aula, sendo 06 foram recém construídas. Algumas instalações tiveram que ser adequadas e novos equipamentos de refrigeração foram instalados possibilitando a climatização do ambiente de forma adequada à permanência de alunos e professores.

HIGIENE
Incêndio anterior, consumiu as caixas padronizadas
Em frente ao prédio da escola constantemente está ocupado por carros e motos, tornando necessária a merecida atenção ao transito no local. Isto sem falar na podridão causada pelo escorrimento de detritos líquidos oriundos de fossas, enfrente aquela casa educacional. “Aqui não há condições pra gente continuar, e esperamos que em breve, possamos sair daqui”, disse um dos alunos da escola.

PROMESSA
O Prédio da Escola Dom Luiz está sendo reformado pelo governo do Estado com verba do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, desde o ano passado. São mudanças em toda sua estrutura incluindo cobertura da quadra esportiva, climatização das salas entre outras, e deveria ter sido entregue em junho, deste ano, coisa que não aconteceu. Por causa do problema desta segunda-feira, os alunos ficaram sem aula nesta terça até que haja uma solução paliativa.

Agora sobe a ameaça de incêndio, alunos, pais de alunos e professores estão pedindo apoio do governo do estado para que as obras de reforma sejam concluídas para que alunos e servidores deixem o prédio da escola Castro Alves, antes que uma tragédia de grandes proporções possa ocorrer. 

Postador: Manancial de Carajás


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates