Xinguara realizará campanha de Combate à Hanseníase
Como parte das ações da luta contra a Hanseníase, a Prefeitura de Xinguara, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de 26 a 30 de janeiro a semana de conscientização da população sobre a doença. A campanha foi lançada nacionalmente pelo Ministério da Saúde, com o tema “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”.
As ações serão realizadas em todas as unidades de saúde do município, no dia 28 acontecerá o dia D, das 8h às 17h, no Posto de Saúde da Família (PSF), Thiago Godoy, Centro. Durante o dia D serão realizadas avaliações de alterações na pele como manchas e perda de sensibilidade.
“É importante a participação da população, porque sabemos que a hanseníase é uma doença que tem cura, o tratamento precoce e a prevenção são fundamentais. Além dessa ação, a secretaria de saúde realiza durante todo o ano atendimentos com orientações nas nossas unidades de saúde” afirmou Janaina Pereira, secretária de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde a doença é considerada endêmica em todo o país, com maior incidência em cinco estados: Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Atualmente, são 1,42 casos por 10 mil habitantes.
Em 2014 o Instituto Evandro Chagas realizou um levantamento em Xinguara, onde apontou que a soroprevalência por 10 mil habitantes foi de 19.22, acima da referência do Ministério da Saúde que é de 10 a 19,9/10 mil. O resultado classifica o problema da hanseníase no município de Xinguara como alta endemia.
“Apesar de ter essa prevalência alta, o município teve uma redução de cerca de 3% nos casos diagnosticados da doença na cidade, se comparado ao último levantamento. Reflexo de uma rede de atendimento bem estruturada, que conta com postos de saúde da família na zona urbana e rural, equipes qualificadas no atendimento aos pacientes” avaliou Maria do Socorro, doutora em doenças tropicais do Instituto Evandro Chagas. (Mayrla Lima ascm PM)X
0 comentários:
Postar um comentário